segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A PRINCESA ISABEL PODE SE TORNAR UMA SANTA?

curtbrandesonline.wordpress.com

O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, acaba de receber o pedido formal de abertura do processo de bem-aventurança e beatificação da princesa Isabel junto ao Vaticano.
No texto, assinado por simpatizantes da volta da monarquia, a justificativa maior é a assinatura da Lei Áurea, de 1888, que aboliu a escravidão no Brasil, e as dificuldades que ela teria passado no exílio depois da Proclamação da República, em 1889.
Os requisitos para que o Papa beatifique uma pessoa são basicamente três: provas de virtude em grau heróico, santidade popular e um milagre. A igreja, portanto, investigará testemunhos de pessoas que dizem ter sido curadas por orações feita à filha de d. Pedro II, reivindicação antiga de grupos pró-monarquia.
(FONTE: http://colunas.epoca.globo.com/brunoastuto/2011/10/28/pedida-a-beatificacao-da-princesa-isabel/)

Poste o seu comentário expondo a sua opinião, basesado nos estudos em sala de aula. 

ENQUETE: VOCÊ É CONTRA OU A FAVOR DA REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL?


(carlosescossia.com)

O artigo 228 da Constituição do Brasil define a maioridade penal aos 18 anos. A partir dessa idade, perante a lei, um jovem passa a responder inteiramente por seus atos, como cidadão adulto. Um menor é julgado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), enquanto um adulto responde na justiça de acordo com o Código Penal. Segundo a Constituição um menor infrator não pode ficar mais de três anos internado em instituição de reeducação, como a "Febem".
De 12 a 17 anos, um jovem infrator será levado a julgamento numa Vara da Infância e da Juventude e poderá receber punições como advertência, obrigação de reparar o dano, prestação de serviços à comunidade ou internação em estabelecimento educacional. Não poderá ser encaminhado ao sistema penitenciário.

Poste o seu comentário expondo a sua opinião sobre o assunto. A redução da maioridade penal resolveria alguma coisa?