quinta-feira, 18 de abril de 2013

O que a Defensoria pública tem a ver com o pensamento filosófico de Émile Durkheim?

O governo catarinense implantou a defensoria pública, que é um órgão jurídico que está a serviço da população gratuitamente e é implantado para pessoas que não podem pagar pelos serviços de um advogado.
A iniciativa de criar o órgão foi baseada na própria constituição. Segundo as leis, todo cidadão deve ter acesso ao judiciário. Então aos que tem renda de até três salários mínimos, é garantido o atendimento público e gratuito.
Para Durkheim o Estado atende interesses coletivos da população, e está sempre à serviço dela. Ele acredita na coesão social, ou seja, o povo e o Estado andam juntos, têm laços de união e o mais importante, precisam um do outro. É isso que se observa na reportagem, o Estado nesse caso está trabalhando para ajudar a população.
Em outras palavras Durkheim diz que o grupo de funcionários representantes no Estado são os representantes da população, como na defensoria pública, onde o Estado está representado a população e reforçando um direito que já é dela. Durkheim também acreditava que o Estado e o governo devem manter relações com a população, como o diálogo. O Estado deve divulgar seu trabalho, como por meio de jornais e da televisão, para que a população tome conhecimento do que acontece entre o governo e possa também participar dos debates. A reportagem sobre a defensoria já é um exemplo da divulgação de um órgão promovido pelo Estado, exatamente como Émile Durkheim pensava.
Para o filósofo e sociólogo o Estado deve estar acima de qualquer organização comunitária e é fundamental na sociedade que fica cada vez maior e mais complexa.
As ideias de Durkheim  sobre o Estado, foram associados à época que ele viveu, por volta do século XIX, mas hoje ainda podem ser comparadas ou servirem de base para muitas decisões do governo. Até mesmo alguns programas a favor da população são exemplos das ideias do filósofo, como também a defensoria pública, que muito se assemelha ao seu pensamento.

Por Jéssica da Silva Kreusch

quarta-feira, 17 de abril de 2013

O incêndio da Boate Kiss tem a ver com o tema Verdade e Ignorância?
























A verdade, algo que temos provas, sabemos defender, argumentar, debater e mostrar o que realmente pensamos ou vimos. Como os filósofos Descartes e Sócrates; Sócrates andava pelas ruas dialogando com as pessoas, lhe perguntando se sabiam verdadeiramente o que sabiam. Já o Descartes perguntava para ele mesmo se ele sabia aquilo que imaginava saber.
Os filósofos geralmente usam as palavras desconfiar, duvidar, críticar, comparar, observar, entre outras para definir o que é verdade e falcidade. Filósofos tem sede de querer saber o que pensa ou desconfia. O achismo não entra na filosofia. Querem saber verdadeiramente seu significado, origem e de onde surgiu.
 Ignorância, encontramos a todos os lados, as vezes esta tão perto e não damos conta do que é, isto é, não sabemos que não sabemos. Resumindo ignorância se mantém em nós enquanto as crenças e opiniões que possuímos para viver, de modo que não temos nenhum motivo para dúvidar, desconfiar delas, e assim achamos que sabemos tudo o que há para saber.
Como exemplo temos uma reportagem "Leis pretendem evitar tragédias" (D. Catarinense). Onde nos mostra um incêndio de uma boate em que resultou várias mortes por falta de profissionais adequados para manter o local em otimo estado.
Onde entra a verdade ai? O local foi revistado por profissionais? Por que causou o incêndio? Poderia ser evitado? Então isso de fato aconteceu, se tivessem tudo em dia não teria acontecido, de fato aconteceu com um show pirotécnico onde incendiou a espuma de isolamento que por certo era de ter a espuma de antichamas, o local também não suportava tantas pessoas quanto tinha, não havia portas de saída o suficiente para tantas pessoas. Entre outras... Pois poderia ser evitado se tivesse tudo isso em dia.
E a ignorância? Ela está presente sim, porque só depois de muitas mortes, o estado está se mechendo para evitar essas tragédias, se tivessem feito isso antes, as pessoas não teriam morrido.
"Quanto mais suor derramado em treinamento, menos sangue será derramado em batalha" (Dale Carnagie). Ou seja, poderia ser evitado se o dono da boate estivesse em dia e se o Estado estivesse fazendo as vistorias.
"Tudo que acontece de ruim no nosso mundo poderia ser evitado, pois se cada um cuidase do seu verdadeiro trabalho, ou seja sendo fiel, o Brasil podería ser diferente. Um mundo diferente" (Larissa I. Scheidt)


LARISSA I. SCHEIDT
2°I

Índios ocupam plenário da Câmara dos Deputados


Índios ocupam plenário da Câmara dos Deputados Gustavo Lima,Câmara dos Deputados/Divulgação

Cerca de 300 índios presentes à reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas ocuparam nesta terça-feira o plenário da Câmara dos Deputados. Eles pedem a retirada de pauta da proposta de emenda à Constituição 215.
O texto transfere do Executivo para o Congresso a decisão final sobre a demarcação de terras indígenas no Brasil. Na quarta-feira passada, foi aprovada a instalação de uma comissão especial para tratar da PEC.
Mais cedo, os manifestantes haviam ocupado o plenário de uma comissão. O deputado Domingos Dutra (PT-MA) sugeriu que o local ficasse ocupado até a saída do pastor Marco Feliciano (PSC-SP) da presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias.
A sessão ordinária do plenário foi encerrada por causa do protesto. O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB), também anunciou a suspensão temporária da escolha dos membros da comissão especial.
1. Avalie o comportamento dos índios e dos deputados. Qual a sua opinião?

terça-feira, 16 de abril de 2013

ESTADO E SOCIEDADE PROGREDINDO JUNTOS?

   
 A crítica em debate no congresso Catarinense dos municípios é o centralismo de poder tributário em Brasília.O imposto exagerado,com mais de 70% arrecadado, deixando os municípios com a menor "fatia", parte em que não é suficiente diante de tanto imposto, enviado dos municípios.
    Os municípios Catarinenses criticam com toda razão e verdade, pois quem sai perdendo somos nós, em projetos de saneamento,saúde, educação e habitação.
    Comparando que Émile Durkheim afirma que "O estado é fundamental numa sociedade que quer ficar cada dia maior e mais complexa". Assim sucessivamente pensa o povo, na sociedade e Estado progredir. Precisamos cada dia mais estar atualizados com relação as ações governamentais, o que nos favorece ou prejudica, temos todo direito de nos manifestar e impor nossa opinião como cidadãos, cumprindo assim também seus deveres.
    Assim ótimas atitudes de prefeitos representando os municípios como um todo, diante disso temos grande chance de uma democracia de qualidade "É o que todos merecem".
    Santa Catarina um estado com um índice considerado ótimo, tem o direito de cada vez mais incentivo para seu sucesso.Precisando de incentivo e ajuda financeiramente, para a elaboração de projetos e conquistas.Não há por onde aceitar esse centralismo hoje, uma era de tantas mudanças na globalização, merece ações governamentais dignas e corretas a um país.
    Émile Durkheim dizia que "estado e sociedade devem andar juntos". Assim positivamente se associa a atitude de estados e municípios que buscam o correto diante dos impostos mal distribuídos. Foi uma atitude positiva diante dos municípios se juntar e conquistar o melhor a nos beneficiar.
       
fonte:Diário Catarinense; Sociologia para o ensino médio Nélson Tomazi.                                                    DANIELA VERMOHLEN 2ano vesp.

1. Qual é a mensagem do texto?

segunda-feira, 15 de abril de 2013

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Leoberto Leal é o município que mais "perdeu" população na microrregião



Segundo o último Censo, divulgado pelo IBGE, os municípios de Ituporanga e Agrolândia foram os que mais cresceram na micrirregião. Por outro lado o município de Leoberto Leal foi o que mais decresceu, perdeu 56 habitantes, ou seja, quase 2% da população. No entanto cresceu no número de eleitores, cerca de   3 mil pessoas estão habilitadas a votar.
As questões são: Quais os motivos? Como diminuir o êxodo rural? O que as administrações públicas municipal e estadual estão fazendo para estabilizar a situação?