quarta-feira, 29 de maio de 2013

Chegamos a certo ponto em!!

                                          

Chegamos a certo ponto em!!




      
QUAL É SUA OPINIÃO ??
O BRASIL ESTA NESTA SITUAÇÃO ??


ALUNO: JAIR J J ALVES 
2 ANO II

terça-feira, 28 de maio de 2013

História do Estado de Santa Catarina

 

Dentre os primeiros registros da região onde se localiza o estado de Santa Catarina, destaca-se a referencia da expedição de Juan Dias de Solis, que em 1515 passou por ali em direção ao Rio da Prata. Juan Dias de Solis deu o nome de baía dos “perdidos” as águas entre a Ilha (onde hoje fica a cidade de Florianópolis) e o continente. Em 1526, Sebastião Caboto publicou os mapas referentes à sua expedição, no qual nomeou a Ilha de “porto dos Patos”. Somente em 1529, no mapa-múndi de Diego Ribeiro, a Ilha aparece com o nome de Santa Catarina, sendo que existem várias versões a respeito da origem desse nome.
Apesar de a região servir de ponto estratégico para o apoio as expedições com destino, principalmente, para o Rio da Prata, os primeiros habitantes de Santa Catarina foram náufragos e desertores. Após alguns anos, chegam a Santa Catarina 4500 colonos açorianos, que se estabeleceram principalmente no litoral do continente. A partir de 1829 são instaladas várias colônias européias no estado, para os imigrantes de origem alemã, italiana e eslava.
Com a expansão das expedições bandeirantes, sobretudo as de bandeiras vicentinas (originarias da Capitania de São Vicente), a região passou a ser percorrida. A Ilha foi ocupada em 1637, quando Francisco Dias Velho lá se estabeleceu com sua família e seus escravos, dando inicio a futura povoação Nossa Senhora do Desterro (atualmente Florianópolis). Em 1642 foi construída a primeira capela do estado, em um local denominado São Francisco, que passaria a vila em 1660 (aproximadamente). A fundação de Laguna, em 1684, ocorreu após a pacificação dos índios habitantes da região. Em 1739 Santa Catarina passa a ser, oficialmente, o posto português mais avançado na América do Sul.
Em 1777 os espanhóis invadem a Ilha com sucesso, e expulsam tropas e autoridades para o continente. A Ilha foi devolvida a Portugal após o tratado de Santo Idelfonso, nesse mesmo ano.

1.Quais as primeiras colonizações do Estado?
2. Qual é a origem do nome Santa Catarina?

A Vantagem do Diploma

Trabalhadores com diploma universitário, conclui o Cadastro Geral de Empresas, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), chegam a ganhar até 219,4% mais do que pessoas com menor escolaridade. Entre os assalariados levados em conta na pesquisa, 82,9% não tinham nível superior e ganhavam, em média, R$ 1.294,70. No caso dos que cursaram o 3º grau, o valor médio alcançava R$ 4.135,06 mensais na época da realização do trabalho. A questão é que o país praticamente universalizou o acesso ao ensino fundamental, leva cada vez mais alunos ao ensino médio e criou uma série de facilidades para o ingresso no nível superior. Ainda assim, não conseguiu até agora convencer plenamente a sociedade da importância do ensino, para a realização pessoal e profissional. O estudo significa, em média, um aumento de 15% nos rendimentos dos trabalhadores. A questão é que os jovens brasileiros, particularmente os de famílias de menor renda, não têm uma consciência clara sobre o impacto que a escolaridade pode implicar em suas vidas. As razões do fato de um número tão elevado de adolescentes desistir dos estudos antes de concluir o ensino médio vão desde o desinteresse pelos conteúdos programáticos, até o excessivo número de repetência e a inadequação idade e série cursada, além da necessidade de ingressar mais cedo no mercado de trabalho.
( Artigo de opinião RBS - DC- 27/05/13)

1.Qual é o resultado da pesquisa realizada pelo IBGE?
2. Segundo o texto quais as razões de adolescentes desistirem antes de completar o ensino médio?
3. O que é preciso ser feito para os adolescentes continuarem estudando?

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Regra que obriga cartórios a fazer casamento gay vale a partir do dia 16


A nova resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que obriga os cartórios de todo o país a celebrar o casamento civil e converter a união estável homoafetiva em casamento foi divulgada na edição desta quarta-feira (15) do "Diário de Justiça Eletrônico" (veja aqui). A regra só será considerada publicada nesta quinta-feira (16), quando começará a valer para todo o país.
Entenda a decisão do CNJ
O Conselho Nacional de Justiça, órgão de controle externo das atividades do Poder Judiciário, obrigou todos os cartórios do país a cumprirem a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de maio de 2011, de realizar a união estável de casais do mesmo sexo. Além disso, obrigou a conversão da união em casamento e também a realização direta de casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. Leia mais
 Pela decisão do CNJ, os cartórios não poderão rejeitar o pedido, como acontece atualmente em alguns casos. A regra ainda poderá ser questionada no Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo o presidente do CNJ e autor da proposta,Joaquim Barbosa, que também é presidente do STF, a resolução visa dar efetividade à decisão tomada em maio de 2011 pelo Supremo, que liberou a união estável homoafetiva.
Conforme o texto da resolução, caso algum cartório se recuse a concretizar o casamento civil, o cidadão deverá informar o juiz corregedor do Tribunal de Justiça local. A recusa em concretizar o casamento, diz o texto, "implicará a imediata comunicação ao respectivo juiz corregedor para as providências cabíveis".
1. Qual é a sua opinião? Apresente os seus argumentos.

Enquete apresenta resultado sobre influências da internet e celular na aprendizagem escolar





Enquete realizada pelos alunos do 6ºano ao terceirão do ensino médio mostrou que 76% dos estudantes responderam que o uso da internet e do celular não prejudicam a aprendizagem escolar.

Escreva a sua opinião. De fato os alunos utilizam essas tecnologias com o objetivo de aprendizagem, ou apenas para passar mensagens? Se a aprendizagem ocorre, como e quando isto acontece?

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Os Papas e a questão da Verdade


Parecemos viver numa sociedade que acredita na ciência, que recebe diariamente informações vindas da mídia (TVs, rádios, etc.) e é justamente essa enorme quantidade e forma de informações que acaba tornando tão difícil a busca da verdade como diz o filósofo John F. Kennedy, "Quanto mais aumenta nosso conhecimento, mais evidente fica nossa ignorância". Pois todo mundo acredita que essas informações são verdadeiras, e até porque não temos meios para avaliarmos o que recebemos.
Esse é o caso da notícia do Banco do Vaticano, onde o Papa Francisco comenta sobre as acusações, onde ela ela que nem sempre são verdadeiras, e que as vezes há uma certa desenformação ou um certo preconceito.
E são essas duvidas que nos fazem querer sair do estado de insegurança e conseguir perceber nossa ignorância e criar o desejo de superar a incerteza, assim tentamos buscar a verdade.
Em nossa sociedade é muito difícil despertar nas pessoas o desejo de buscar a verdade. Um exemplo disso é quando o Papa Francisco comenta sobre a questão da pedofilia e ele relatou que em muitos campos da sociedade os problemas não são apontados mas eles existem.
Essas dificuldades podem ter o jeito oposto em muitas pessoas, isto é, as dúvidas, incertezas podem trazer o desejo de conhecer a realidade.
É correto deixarmos guiar pela submissão, as ideias dominantes e aos poderes estabelecidos?
Será que é certo deixarmos uma pessoa (Papa Francisco) decidir sobre a questão relacionada ao casamento gay, ou união de duas pessoas do mesmo sexo, pode ou não ser aceito pela sociedade? "Aquele que se conhece é unico senhor de si próprio" (Pierre)

Aluna: Jaqueline S. Truppel
2º Ano I